quarta-feira, 7 de julho de 2010

Crescendo em Nosso Relacionamento com Deus




“Então, Josué chamou os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés e lhes disse: Tendes guardado tudo quando vos ordenou Moisés, servo do Senhor, e também a mim me tendes obedecido em tudo quando vos ordenei. A vossos irmãos, durante longo tempo, até ao dia de hoje, não desamparastes; antes, tivestes o cuidado de guardar o mandamento do Senhor, vosso Deus. Tendo o Senhor, vosso Deus, dado repouso a vossos irmãos, como lhes havia prometido, voltai-vos, pois, agora, e ide-vos para as vossas tendas, à terra da vossa possessão, que Moisés, servo do Senhor, vos deu além do Jordão. Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis o Senhor, vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Assim, Josué os abençoou e os despediu; e eles se foram para as suas tendas” (Js 22.1-6).

Introdução: a. Cuidados que temos:
- com a nossa aparência;
- com a nossa saúde física;
- com a nossa reputação;
- com tudo aquilo que nos envolve direta e indiretamente.
b. Há muitos cuidados mais sérios:
- com a nossa alma;
- com a nossa vida espiritual;
- com o nosso relacionamento com Deus.
c. O texto em pauta chama-nos a atenção quando diz: “Tende cuidado”. O cuidado em guardar todos os mandamentos envolve estas coisas:

1. Que ameis ao Senhor vosso Deus
a. O amor é a nota tônica, mais bela, mais rica, mais eloquente de toda Escritura Sagrada.
b. Foi por causa do amor que Deus enviou à terra o seu único filho, Jesus – “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
c. A Bíblia assim define a Deus: “Deus é amor” (1 Jo 4.16).
d. Quando interpelaram o Mestre perguntando-lhe: qual era o grande mandamento da lei, ele respondeu: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22.37).
e. Com sinceridade respondamos esta pergunta: Com que intensidade amamos a Deus?

2. Andeis em todos os seus caminhos e guardeis os seus mandamentos
a. O que ensina a Bíblia acerca dos caminhos de Deus?
“porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55.9).
b. Entendemos que andar em todos os caminhos do Senhor implica em:
- deixarmos os nossos caminhos;
- conhecermos quais são os caminhos de Deus;
- e então decidir por andar nas veredas do Senhor.
c. Com humildade reconhecemos e confessamos que nem sempre temos andado em todos os caminhos do Senhor.

3. E vos achegueis a Ele
a. O anseio maior de todo o homem deveria ser este: “Mais perto de Deus” – Daí a beleza do hino que diz: “Mais perto quero estar meu Deus de ti”.
b. Por causa do pecado o homem cada dia vai se afastando mais e mais do Deus terno e amoroso.
c. Na Bíblia Sagrada vamos encontrar o apelo amoroso de Deus nos convidando para que nos acheguemos a Ele – “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).
d. Responda a esta pergunta: Você está longe ou perto de Deus?

4. E o sirvais de todo o vosso coração
a. A finalidade para a qual o homem foi criado foi esta: servir a Deus. Logo servir a Deus deve ser o nosso alvo.
b. Uma das maneiras de servir a Deus é glorificá-lo em tudo aquilo que fazemos – “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31).
c. A maneira correta para servir ao Senhor é fazê-lo de todo coração, com inteireza, com dedicação, é fazendo para Deus sempre o melhor.
d. A quem estamos servindo? Será que temos servido ao Senhor de todo o nosso coração?

Conclusão: Que o Senhor nos ajude a tomarmos também este mesmo cuidado e assim encararmos com responsabilidade os mandamentos do Senhor. Pr. Messias Anacleto Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário